TAMANHO DA FONTE:  A+  A   A-

19/04/2017 - 13:37

DOMINGOS FILHO EXPLICA MEIOS PARA ESTIMULAR CONTROLE SOCIAL

DOMINGOS FILHO EXPLICA MEIOS PARA ESTIMULAR CONTROLE SOCIAL

Durante a abertura do programa Capacidades em Russas, nesta quarta-feira (19), o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Domingos Filho, afirmou que “é condição para o ativismo civil mostrar ao cidadão como se faz para fiscalizar, quais são os direitos e meios para que se possa acompanhar o uso do dinheiro público e denunciar abusos”.

A declaração de Domingos Filho incluiu ainda explicação sobre o propósito do Capacidades. “As capacitações objetivam oferecer condições de conhecimento técnico aos nossos jurisdicionados para que possam prestar melhores serviços no desenvolvimento das políticas públicas. Também estamos indo às escolas, recebendo representantes de associações e integrantes da sociedade para que possamos fortalecer o controle social”.

As atividades do evento pela manhã incluíram apresentações da assessora Jurídica da Ouvidoria Geral do Ministério Público do Estado (MPCE), promotora de Justiça Ana Claudia de Moraes, e do auditor federal de Finanças e Controle do Ministério de Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), Cláudio Henrique Fontenelle.

Estiveram presentes na abertura participantes de sete municípios (Ibicuitinga, Morada Nova, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Limoeiro do Norte e Quixeré), incluindo agentes públicos, gestores e servidores municipais.

A programação do Capacidades em Russas segue até esta quinta-feira (20) com a realização de cursos sobre administração pública e de palestras sobre transparência pública e controle social para estudantes e sociedade em geral.